- Flapress
- Jorginho no Flamengo: Arteta Detalha Adeus do Volante ao Arsenal
Jorginho no Flamengo: Arteta Detalha Adeus do Volante ao Arsenal
Por Redação Flapress em 19/08/2025 11:30
A transição de Jorginho, após uma década e meia de atuações no cenário futebolístico europeu, para o Flamengo em junho, antes mesmo do Mundial de Clubes, representou um dos movimentos mais notáveis do mercado. Aos 33 anos, o volante rapidamente se consolidou como peça fundamental e titular incontestável sob o comando de Filipe Luís. Agora, Mikel Arteta, o comandante do Arsenal, oferece uma perspectiva inédita sobre a saída do ex-atleta dos Gunners.
A Perspectiva de Arteta: O Adeus de um Pilar
Em uma entrevista concedida à ESPN, Mikel Arteta, que comanda o Arsenal desde o ano de 2020 e teve a oportunidade de trabalhar com Jorginho durante as duas últimas temporadas, detalhou os pormenores que culminaram na saída do volante, tecendo-lhe diversos elogios. O treinador espanhol elucidou o processo decisório:
"Tivemos várias conversas para entender até onde queríamos caminhar juntos ou não. Ele tinha muito clara a vontade de terminar a carreira no Brasil, estava esperando uma oportunidade. Quando apareceu, eu o vi muito convicto, em todos os níveis"
Arteta prosseguiu, destacando a clareza das intenções do jogador:
"Primeiro a nível pessoal, com a família, e depois no profissional, de voltar e competir no país que nasceu, de competir nesta liga. Para mim foi uma honra tê-lo aqui, aproveitei ao máximo o dia a dia com ele, não apenas como jogador, mas também como pessoa, como líder. Desejo a ele tudo de melhor"
concluiu o técnico dos Gunners.

O Impacto Imediato de Jorginho no Rubro-Negro
Desde sua chegada ao Ninho do Urubu, Jorginho já acumula expressivos 13 jogos vestindo o Manto Sagrado. Sua contribuição ofensiva já se faz notar, com um gol e duas assistências registradas. No recente Mundial de Clubes, o camisa 21 participou de quatro confrontos, emergindo como um dos principais destaques do Rubro-Negro. Notavelmente, o volante marcou um gol de pênalti, em uma campanha que viu o Flamengo ser superado pelo Bayern de Munique nas oitavas de final.
A Visão Europeia sobre o Poderio do Futebol Brasileiro
Acompanhando o torneio mundial nos Estados Unidos como espectador, Arteta não escondeu sua admiração pela performance dos clubes brasileiros. Para ele, a participação das equipes sul-americanas foi um dos pontos altos da competição.
"Foram as equipes que mais me surpreenderam positivamente, porque afinal vemos pouco futebol brasileiro por tudo que temos aqui na Europa também. Se tivesse que destacar duas coisas, uma seria a competitividade das equipes, com a qualidade individual, e outra seria a fluidez e a personalidade, com a dinâmica que jogaram"
avaliou o técnico. Ele complementou sua análise, sublinhando o crescimento e a força atual do futebol brasileiro:
"Estamos vendo que (os clubes do Brasil) estão muito fortes. Temos percebido pelas contratações que têm feito. É uma liga que está investindo e que também é muito forte. A participação no Mundial deu essa dimensão a toda a Europa de qual a realidade do Brasil e o que tem sido feito por aí"
finalizou Arteta.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros