- Flapress
- Flamengo: Estratégias de Ataque, Finalizações e Artilharia - Análise PVC
Flamengo: Estratégias de Ataque, Finalizações e Artilharia - Análise PVC
Por Redação Flapress em 22/05/2025 16:50
A Eficiência do Ataque Rubro-Negro em Foco
Contrariando algumas percepções, o Flamengo, sob a nova direção, não enfrenta uma escassez de oportunidades de finalização. Essa é a avaliação perspicaz do colunista Paulo Vinícius Coelho, expressa em sua análise "Prancheta do PVC", parte do programa "De Primeira".
A análise de PVC demonstra que o clube se destaca como o segundo time que mais acerta chutes no Campeonato Brasileiro. Embora o Atlético o supere nesse quesito, o Flamengo ostenta o melhor ataque da competição, evidenciando que a questão não reside na imprecisão dos chutes.

Concentração de Finalizações: Pedro, Arrascaeta e Companhia
Um ponto crucial levantado por Coelho diz respeito à concentração de finalizações em alguns jogadores específicos. "35% das finalizações certas do Flamengo são de Pedro e Arrascaeta. Se você tirar os dois no domingo, você perde 35% do seu poder de fogo", destaca o colunista, enfatizando a importância da dupla para o poderio ofensivo da equipe.
Adicionalmente, Bruno Henrique, Gerson e Cebolinha respondem por mais 22% das finalizações. Em outras palavras, mais da metade (57%) das finalizações do Flamengo dependem crucialmente desses cinco atletas do setor ofensivo, conforme aponta Paulo Vinícius Coelho.
Diversidade na Artilharia: Desmistificando a Centralização
Apesar da notável concentração de finalizações em alguns nomes, o Flamengo apresenta uma diversidade de marcadores de gols comparável à de outras equipes. Arrascaeta , com sete gols, divide a artilharia do Brasileirão com Vegetti, do Vasco, enquanto Pedro contribuiu com mais quatro tentos.
Segundo Paulo Vinícius Coelho, "o Flamengo tem oito autores de gol no Brasileiro e é o melhor ataque. É o mesmo número de autores de gol que o Mirassol, que é o segundo melhor ataque. O Palmeiras, que tem o quinto melhor ataque, tem sete autores de gol. O Cruzeiro, que é o terceiro melhor ataque, tem seis autores de gol."
Análise Conclusiva: Ataque Eficaz, Distribuição a Ajustar
Em suma, a análise de PVC desmistifica a ideia de um ataque ineficiente no Flamengo . "Então, não tem um problema sobre isso -- o Flamengo não tem um problema de ataque, não tem um ataque que não seja certeiro", conclui o colunista.
Entretanto, ele ressalva que a distribuição dos gols ao longo dos jogos pode ser aprimorada, mencionando que "tem 10 dos 17 gols do Brasileiro em dois jogos fáceis contra Juventude e Corinthians". Paulo Vinícius Coelho aponta para a necessidade de uma distribuição mais equitativa dos gols em partidas de maior dificuldade.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros