1. Flapress

Flamengo enfrenta altitude e imprevistos na Libertadores

Por Redação Flapress em 23/04/2025 08:10

Estratégias e Imprevistos do Flamengo em Quito

O empate sem gols entre Flamengo e LDU, válido pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, expôs uma série de desafios enfrentados pela equipe carioca. A altitude de Quito, notoriamente um fator crítico, foi apenas um dos obstáculos. Questões físicas, um desfalque inesperado e a necessidade de um planejamento tático preciso também impactaram o desempenho do time no Equador.

Filipe Luís, o treinador, tinha como objetivo escalar um time robusto fisicamente, capaz de minimizar os efeitos dos 2.850 metros de altitude. Nos dias que antecederam a partida, ele elaborou um plano de jogo específico para neutralizar a LDU.

A estratégia de Filipe Luís passava por valorizar a posse de bola e cansar o adversário: "Optamos por um plano de passes mais curtos. Sabemos que o adversário também cansa, por mais que eles já estejam aclimatados aqui. Queríamos fazer com que corressem atrás da bola, para não terem o volume que fazem na casa deles. Assisti a muitos aos jogos e é impressionante o volume que eles têm em casa. (...) Eles te empurram e você não consegue sair", detalhou o treinador em entrevista coletiva.

Desfalque de Gonzalo Plata e Adaptações Táticas

No entanto, o plano de jogo original sofreu um duro golpe com a lesão de Gonzalo Plata, peça fundamental na equipe titular. O atacante equatoriano sentiu dores no joelho direito durante o treinamento em Quito e sequer pôde ser relacionado para a partida da Libertadores.

A ausência de Plata foi um revés significativo, como lamentou o próprio jogador: "Foi muito triste. Tinha muita vontade em ajudar a minha equipe em campo, estar com eles desde o primeiro minuto do jogo. Se não entrar em campo, pelo menos que estivesse no banco para apoiá-los. Mas infelizmente o joelho jogou contra mim, tive um desconforto que me impediu de jogar. Hoje fizemos um teste na academia antes de irmos para o estádio, não consegui ter forças com o joelho. Fiquei muito triste, porque todo o meu país estava muito ansioso por ajudar aqui contra a Liga de Quito. Mas não tive sorte, agora só tenho que ter calma, me recuperar e esperar estar pronto para o jogo com o Corinthians", declarou Plata, expressando sua frustração.

Além de Plata, Léo Pereira, um dos jogadores com maior minutagem na temporada, foi poupado, dando lugar a Danilo na defesa ao lado de Léo Ortiz. Allan, De la Cruz e Alex Sandro também foram desfalques, sequer viajando com a delegação.

Altitude e Dificuldades Respiratórias

A altitude também causou problemas para outros jogadores. Bruno Henrique precisou de auxílio de oxigênio devido a dores no peito, dor de cabeça e dificuldade para respirar. O atacante recebeu tratamento antes da partida e no intervalo para conseguir continuar em campo.

Arrascaeta comentou sobre os desafios impostos pela altitude: "É sempre complicado vir jogar na altitude. A gente ficou bastante com a bola, então isso ajuda um pouco. Mas às vezes no controle da bola, quando tem que pressionar é um pouco diferente do que estamos habituados. Mesmo assim criamos chances para ganhar o jogo", disse o jogador na zona mista.

Superando Limitações: Relatos dos Jogadores

Outros jogadores também sentiram os efeitos da altitude. Durante o aquecimento, o goleiro Matheus Cunha brincou: "Cadê o ar? Não vem". Gerson chegou a conversar com um jogador da LDU, demonstrando a dificuldade para respirar.

Era visível o esforço dos atletas para respirar durante as jogadas. Wesley, Evertton Araújo, Danilo , Ortiz e Pulgar foram alguns dos que precisaram de momentos para recuperar o fôlego. Pedro também comentou sobre as dificuldades:

? Estou buscando melhor nível físico. Aqui, ainda maior porque falta ar. Puxa e não vem. Estou voltando aos poucos, pegando ritmo e procurando melhorar ? disse o centroavante.

Léo Ortiz também compartilhou sua experiência: "Sempre dificil jogar aqui. Até você se acostumar, eles tomam conta do jogo", avaliou.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
João

João

Nível:

Rank:

Comentado em 23/04/2025 13:00 O importante é que estamos na luta! Vai, Flamengo!
Larissa

Larissa

Nível:

Rank:

Comentado em 23/04/2025 11:20 Pelo menos não perdemos, né? Kkkkk
Matheus

Matheus

Nível:

Rank:

Comentado em 23/04/2025 09:50 Altura é cruel, mas seguimos firmes! rs
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos