1. Flapress

Samuel Lino no Flamengo: A Contratação Mais Cara e Sua Inesperada Jornada Anterior

Por Redação Flapress em 29/07/2025 03:10

A chegada de Samuel Lino ao Flamengo, um investimento de 22 milhões de euros (aproximadamente R$ 143 milhões), além de bonificações por desempenho, marca um novo capítulo na trajetória do atacante e na história do clube. Com a expectativa de realizar exames médicos e formalizar um vínculo até 2029, Lino, de 25 anos, proveniente do Atlético de Madrid, não pisa em solo carioca como um novato, mas sim como um velho conhecido que retorna a um endereço familiar.

A Primeira Passagem Pelo Ninho: Uma Descoberta em 2017

Para a maioria dos torcedores rubro-negros, o nome de Samuel Lino na base do clube pode parecer uma novidade. Contudo, em 2017, o atacante já integrava as categorias inferiores do Flamengo . Sua performance na Copa São Paulo de Futebol Júnior, defendendo o São Bernardo, capturou a atenção de Luiz Carlos de Azevedo, então coordenador de captação do Rubro-Negro.

"Na época eu era o coordenador de captação, a gente acompanhava a Copa SP in loco em todas as sedes, e uma das minhas áreas era São Bernardo . Eu assisti a ele jogando e gostei demais. Mudei minha programação e fui assistir de novo a outro jogo dele. E aí fizemos uma proposta de empréstimo com opção de compra"

A visão apurada de Luiz Carlos foi crucial. Samuel, como era então conhecido, vestia a camisa 10 do São Bernardo naquela edição da Copinha. Ele marcou um gol na goleada por 5 a 0 sobre o Fast Clube e foi titular nos confrontos subsequentes contra Bahia (empate em 1 a 1) e Trindade (derrota por 2 a 1), antes da eliminação de sua equipe na fase inicial. Apesar do revés no torneio, as portas do Flamengo se abriram, com o clube paulista aceitando a proposta de empréstimo sem custos, com opção de compra.

O ex-coordenador de captação, em contato com nossa equipe, detalhou as qualidades que o impressionaram no jovem atleta:

"Ele chamou muito a minha atenção. Jogava tanto aberto quanto por dentro. Tinha habilidade com as duas pernas, jogador que ia para cima com coragem, agressividade. Naturalmente iria desenvolver a parte tática, o que é normal. Mas tinha muito recurso técnico no mano a mano, drible... Um repertório muito interessante"

Trajetória e Títulos na Base Rubro-Negra

Ao chegar ao Ninho do Urubu com 17 anos, idade correspondente ao primeiro ano do Sub-20, Samuel Lino teve suas primeiras aparições sob o comando do técnico Gilmar Popoca no Campeonato Brasileiro da categoria. Sua maior sequência de jogos ocorreu no Torneio OPG, onde chegou a atuar como camisa 9 sob a tutela de Maurício Souza. Em 2018, integrou a equipe campeã da Copa São Paulo, e posteriormente, conquistou o Campeonato Carioca da categoria, embora com menor participação em campo.

Uma pesquisa detalhada em súmulas da época revela que Samuel Lino disputou 15 partidas pelo time Sub-20 do Flamengo , sendo sete delas como titular. O único gol do atacante com a camisa rubro-negra foi assinalado em 28 de outubro de 2017, na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo, na Gávea, pelo Torneio OPG. Não há registros visuais disponíveis do lance, pois não houve transmissão da partida.

Confira os jogos de Samuel Lino no Flamengo Sub-20:

Competição/Ano Jogo Resultado
Brasileiro 2017 Flamengo x Goiás 6 x 0
Brasileiro 2017 Corinthians x Flamengo 0 x 3
OPG 2017 Flamengo x Olaria 0 x 2
OPG 2017 Fluminense x Flamengo 0 x 3
OPG 2017 Flamengo x Audax-RJ 5 x 0
OPG 2017 Flamengo x Botafogo 2 x 1 (1 gol)
OPG 2017 Flamengo x Fluminense 0 x 1
OPG 2017 Audax-RJ x Flamengo 0 x 0
OPG 2017 Botafogo x Flamengo 3 x 2
Copa SP 2018 Flamengo x Capão Bonito 5 x 0
Copa SP 2018 Flamengo x Audax-SP 1 x 0
Carioca 2018 Bangu x Flamengo 0 x 1
Carioca 2018 Flamengo x Resende 1 x 0
Carioca 2018 Cabofriense x Flamengo 0 x 3
Carioca 2018 Goytacaz x Flamengo 0 x 0

A Saída e as Reflexões de uma Experiência Incompleta

Samuel Lino fez parte de uma geração promissora no Flamengo , que contava com nomes como Hugo Souza (hoje no Corinthians), Jean Lucas (Bahia), Hugo Moura (Vasco), Pepê (Vitória) e Vinição (Wolfsburg-ALE). No setor ofensivo, ele competia por posição com atletas como Yuri César, Bill, Lucas Silva, Wendel e Vitor Gabriel. Após um período de empréstimo de um ano e meio, a diretoria rubro-negra se dividiu sobre a viabilidade de exercer a opção de compra, e Samuel, consequentemente, retornou ao São Bernardo .

Em uma entrevista concedida em 2022, o próprio Samuel Lino relembrou sua passagem pelo Flamengo com franqueza:

"Não foi uma boa experiência para mim, não escondo de ninguém. Não foi um lugar onde fui o Samuel Lino de sempre. Não fui feliz, não me sentia bem e não me sentia acolhido. As coisas acabaram não correndo bem dentro de campo. Em 2018 tive a felicidade de ser campeão da Copinha, participando de alguns jogos. Foi o primeiro título importante que eu ganhei. Tive uma fase boa depois da Copinha, mas conversamos e achamos que o melhor era eu sair e voltar para São Bernardo ."

A Ascensão na Europa e a Segunda Chance no Flamengo

Um ano após seu retorno ao São Bernardo , o atacante foi negociado com o Gil Vicente, de Portugal, onde iniciou sua ascensão no futebol europeu. Em 2022, o Atlético de Madrid o adquiriu por 6,5 milhões de euros (equivalente a R$ 35 milhões na cotação da época). Após uma temporada emprestado ao Valencia, também na Espanha, Samuel Lino consolidou-se na equipe da capital, chegando a ser eleito o melhor jogador do clube na temporada 2023/24. Samuel Lino agora retorna ao Flamengo com um status completamente diferente, e seu "descobridor" no clube, Luiz Carlos, demonstra otimismo em relação a esta nova fase:

"Sem dúvida nenhuma, ele tem tudo para ter muito sucesso. Chega mais maduro, com rodagem por um grande clube da Europa, com um treinador que conhece muito bem a forma de atuar. É um garoto muito trabalhador, dedicado e tem tudo para ter sucesso na carreira dele"

A história de Samuel Lino no Flamengo é um ciclo que se fecha e se reinicia. De uma promessa que não se firmou na base a uma contratação milionária, sua trajetória sublinha a imprevisibilidade do futebol e a capacidade de um atleta de se reinventar. O tempo dirá se esta segunda passagem pelo Ninho do Urubu será tão vitoriosa quanto seu potencial sugere.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Camila

Camila

Nível:

Rank:

Comentado em 29/07/2025 04:50 Samuel Lino volta com moral, vai abalar demais!
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos