1. Flapress

Futuro do Flamengo: Bap discute permanência no Maracanã e planos para estádio próprio

Por Redação Flapress em 12/02/2026 12:31

Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap e atual presidente do Flamengo, compartilhou suas perspectivas sobre a possibilidade de o clube abandonar o icônico Maracanã para investir na edificação de um estádio particular. Em uma conversa com o periódico espanhol As, o dirigente ressaltou que a equipe rubro-negra ainda possui um contrato de longa duração para uso do estádio carioca. Somente após o término deste acordo, segundo Bap, é que a construção de uma nova arena será seriamente considerada.

?Temos um terreno que a administração anterior adquiriu no Maracanã por 19 anos. A administração anterior tinha o Maracanã e, sob sua gestão, gerava uma margem de 30% por jogo. Com a nossa gestão, as receitas do Maracanã dobraram e nossa margem passou de 3% para 72%. O Maracanã é meu por 19 anos. Tenho 19 anos para esperar e ver se preciso construir um estádio ou não?, explicou Bap, demonstrando a confiança na atual gestão do templo do futebol.

O presidente enfatizou a viabilidade da atual concessão: ?Já tenho um estádio próprio por duas décadas, porque tenho a concessão do Maracanã. Não vamos deixá-lo. Imagine agora: se o novo estádio não tiver um modelo de negócio que renda ao Flamengo muito mais dinheiro do que rende hoje o Maracanã sem que ele invista nada, por que eu iria construí-lo??

Viabilidade Econômica: O Fator Decisivo

Bap também abordou os obstáculos financeiros que tornariam a construção de um estádio particular um empreendimento complexo no cenário atual. Ele citou a elevada taxa de juros no Brasil como um impedimento significativo.

?Agora, também depende do momento e das circunstâncias. Hoje em dia, o Brasil, como país, tem uma das taxas de juros mais altas do mundo. Então, se decidirmos construir um estádio para o Flamengo , esse estádio deveria custar mais de 500 milhões de euros. Os juros disso seriam de 75 milhões de euros por ano. Eu teria que pagar, em juros, quase dois Lucas Paquetá por ano. Por que eu faria isso tendo o Maracanã??, questionou o dirigente, comparando o custo dos juros com o valor de um jogador de destaque.

Ele complementou, ponderando sobre cenários futuros: ?Tenho terrenos, mas se algum dia os juros no Brasil voltarem a ser de 2 ou 3% ao ano, como foram há alguns anos, durante a pandemia, talvez faça sentido construir um estádio. Com os juros atuais, é melhor ter dinheiro no banco, jogar no Maracanã, que está nos dando ótimos resultados ? estamos ganhando muito dinheiro no Maracanã ?, e ter dinheiro para contratar Lucas Paquetá?, afirmou, indicando que a rentabilidade atual no Maracanã supera os riscos de um investimento maciço em uma nova arena.

Futuro do Flamengo: Bap discute permanência no Maracanã e planos para estádio próprio
Foto: (Divulgação)

O Dilema da Arena: Investimento vs. Elenco

Ao discutir os possíveis reflexos da construção de um novo estádio no clube, Bap admitiu que haveria escolhas difíceis a serem feitas, especialmente no que tange ao elenco.

?Se eu construir um estádio, sem dúvida, toda essa estrutura que criei será afetada. Cada escolha é uma renúncia. Se eu decidir construir um estádio, certamente não haverá Samuel Lino ou Lucas Paquetá, mas poderei ter um estádio novo?, revelou, evidenciando o impacto direto no poder de contratação do clube.

?O objetivo é ganhar dinheiro. É uma decisão de natureza financeira e econômica. Não posso comprometer o futuro do nosso time porque vou construir um estádio que é um projeto de 50 anos. Temos que equilibrar essas variáveis?, concluiu Bap, reforçando a necessidade de um planejamento financeiro robusto e sustentável para o futuro do Flamengo .

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos