- Flapress
- Flamengo x Vasco: PVC aponta imprevisibilidade e análise tática no clássico carioca
Flamengo x Vasco: PVC aponta imprevisibilidade e análise tática no clássico carioca
Por Redação Flapress em 21/01/2026 17:30
O aguardado confronto entre Flamengo e Vasco, marcado para esta quarta-feira (21) no âmbito do Campeonato Carioca, carrega consigo uma aura de incerteza. Essa imprevisibilidade, segundo a avaliação de Paulo Vinícius Coelho, especialista do Canal UOL em seu programa "De Primeira", deve-se em grande parte ao retorno de peças importantes do elenco profissional do Rubro-Negro.
O clube da Gávea, atualmente na lanterna da competição estadual, utilizou sua equipe sub-20 nas três rodadas iniciais, somando um empate e duas derrotas. Agora, a expectativa é pela reincorporação de parte da força máxima para o duelo contra o Cruz-Maltino.
Expectativas de Escalão e Desempenho
Paulo Vinícius Coelho detalhou suas projeções quanto à escalação flamenguista: "Eu acho que Arrascaeta não deve ir, porque ele tem que ser preservado, cuidado, ele precisa ter o nível físico para fazer o que fez no ano passado, que ele foi o grande jogador do futebol brasileiro. O Jorginho não deve jogar porque terminou a temporada com problemas físicos. O Pedro pode ser que jogue porque voltou antes para recuperar da lesão. Eu acho que vai ser um misto. Ninguém confirmou se vai ser todo time titular, o que se falou foi: o Flamengo vai com força total. Ninguém disse que o Flamengo vai entrar com os 11 titulares."
Apesar do histórico recente favorecer o Flamengo , a natureza do clássico gera um otimismo cauteloso. "O Flamengo é melhor do que o Vasco, a gente sabe disso pelos últimos anos, mas eu acho que vai dar o jogo. É um jogo que é bom de se ver porque a gente não sabe o que vai acontecer", ponderou PVC.
Reflexões sobre o Ciclo de Times
Em uma análise mais ampla, o comentarista teceu considerações sobre a evolução dos elencos, utilizando o Palmeiras como exemplo para ilustrar a transição de ciclos. "Eu acho que o ponto fundamental é entender o que está acontecendo pelo Palmeiras ter ficado os dois últimos anos sem ganhar título nacional nem internacional e começar a temporada seguinte tomando a maior goleada da era Abel, a maior goleada do Palmeiras em 10 anos. Sobre as razões do protesto, que tem política envolvida, tem ressentimento do ano passado envolvido, tudo isso está no meio. Mas por que tomou 4 a 0? Bom, tomou 4 a 0 porque jogou mal e o Novorizontino jogou bem, óbvio. Mas por que tomou 4 a 0? Eu acho que tem uma questão central para mim -- o time de 20 a 23 acabou e o time de 25, 26 não nasceu."
A Mudança de Sonhos no Futebol
PVC também comentou sobre a alteração nas aspirações de jogadores, contrastando o passado com o cenário atual do futebol. "Se ele falasse, era meu sonho jogar em um grande clube da Premier League. Então, eu vou para o Bournemouth para tentar... Não, a frase é: meu sonho é jogar na Premier League. E esse é o drama, porque no passado, o sonho de quem nascia no Rio de Janeiro era jogar no Flamengo , no Vasco, no Fluminense e no Botafogo. Depois você ia para a seleção brasileira, depois você ia para um clube da Europa. Não, ele quer jogar na Premier League. Se ele estiver jogando no lanterna na Premier League, está tudo bem, porque ele está na Premier League. A gente precisa refazer esse sonho."
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros