- Flapress
- Flamengo Perde para Santos: Filipe Luís Revela Falhas Cruciais
Flamengo Perde para Santos: Filipe Luís Revela Falhas Cruciais
Por Redação Flapress em 16/07/2025 22:50
O Flamengo registrou sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro em treze confrontos. Sob o comando de Filipe Luís, a equipe rubro-negra foi superada por 1 a 0 pelo Santos, na Vila Belmiro, em partida válida pela 14ª rodada do torneio nacional. O gol decisivo foi obra do camisa 10 santista, Neymar, em uma jogada de notável habilidade aos 38 minutos do segundo tempo.
Após o revés, Filipe Luís demonstrou a postura de um comandante que busca a evolução contínua da equipe. Em suas declarações, o técnico não hesitou em reconhecer o mérito do adversário, que soube explorar as fragilidades ofensivas do Flamengo .
? Sempre difícil (falar) depois de uma derrota. Primeiro temos que parabenizar o Santos pela vitória. É um time que fez grande trabalho dentro do campo, tentou de todas as formas anular nossas vantagens ofensivas e conseguiu. Eles aproveitaram bastante os contra-ataques que tiveram e venceram o jogo. Agora, é continuar trabalhando. Único caminho é trabalhar, treinar e pensar em vencer o próximo jogo ? afirmou o treinador.
Análise Tática: A Anulação Ofensiva Rubro-Negra
O ex-atleta, que já foi orientado por Cleber Xavier na seleção brasileira ? atual técnico do Santos e antigo auxiliar de Tite ?, ressaltou a eficiência da organização defensiva do time praiano. Contudo, Filipe Luís fez questão de cobrar uma postura mais incisiva de sua equipe para que ela consiga gerar mais oportunidades em cenários de jogo semelhantes, onde o adversário se fecha bem.
Filipe Luís aprofundou sua análise sobre as dificuldades encontradas. Ele indicou que, apesar de um bom início na saída de bola sob pressão, o Flamengo falhou em ser decisivo na fase final das jogadas. Segundo o técnico, faltou ousadia e agressividade no terço final do campo.
? Eles tentaram pressionar no começo do jogo, e a gente conseguiu sair bem. Acabamos dominando e defendendo com a bola. Mas concordo que no terço final é onde faltou mais agressividade para a gente finalizar as jogadas, um pouco mais de coragem para arriscar cruzamentos, chutar de fora da área ou até mesmo o um contra um em um time que estava tão bem defensivamente, muito bem trabalhado pelo Cleber (Xavier). Tentei no primeiro tempo já trocar o Luiz Araújo e o Bruno Henrique, porque o Luiz ia conseguir cruzar com a perna esquerda. Mesmo assim, o Santos estava bloqueando bastante nossos movimentos, cruzamentos e nossas entradas na área. Criamos esse volume, mas não conseguimos converter em chances de gol. Vamos analisar o que podemos fazer de diferente para superar esse tipo de defesa ? comentou Filipe Luís .
O Fator Neymar e as Transições Perigosas
Apesar do domínio na posse de bola, o Flamengo não conseguiu traduzir esse volume em chances claras de gol, principalmente devido à solidez defensiva santista e à capacidade de transição do adversário. O técnico rubro-negro dedicou atenção especial ao impacto de Neymar na partida, reconhecendo a genialidade do atacante.
? Ele é um jogador extraordinário, um grande amigo e ex-companheiro de Seleção. Tenho uma amizade muito grande e muito boa com ele. Privilégio para o futebol brasileiro que ele esteja jogando aqui novamente. Uma pena que hoje ele conseguiu decidir o jogo para o Santos. Um jogador determinante, jogador que pega a bola e sempre faz alguma coisa. Uma jogada de perigo, de efeito, deixa o companheiro na frente do gol. Esse tipo de jogador obviamente tentamos ter um cuidado especial. Primeiro não deixar ele ter tempo de receber, sempre ter gente em cima. Mas ele tira sempre o marcador que vem perto, tem uma visão de jogo muito boa e acaba sempre colocando o companheiro em vantagem. Na verdade, o Santos criou mais chances com as nossas perdas da bola, as transições, contra-ataques. Momentos que estávamos confortáveis, tentávamos acelerar a jogada e forçávamos um passe e errando no meio. E sofremos assim. Tentei corrigir isso no intervalo, segurar um pouco mais o Varela principalmente para segurar as investidas, que eram a única forma que o Santos estava criando perigo na gente. Mas, infelizmente, num erro nosso eles fizeram o gol. Isso é futebol. Continuar insistindo que nosso time tem que se proteger melhor desses contra-ataques. Quando temos muito tempo a bola é a forma que o adversário tem de nos machucar ? explicou Filipe Luís .
O treinador enfatizou que as principais ameaças do Santos surgiram de perdas de bola do Flamengo , que resultaram em transições rápidas e contra-ataques. Ele tentou ajustar a equipe no intervalo, especialmente com Varela , para conter essas investidas, mas um erro acabou sendo fatal.
O "Assunto Encerrado" de Pedro e os Próximos Desafios
Filipe Luís também foi questionado sobre a situação de Pedro, após o recente desentendimento público e a nota emitida pelo jogador. O técnico foi direto e evitou prolongar o tema, reiterando que o assunto está superado e que o foco é o trabalho.
? O assunto do Pedro já está encerrado. Falei tudo que tinha que falar na coletiva e ele já se posicionou. É assunto encerrado. A única coisa que resta para nós dois é trabalhar e ajudar o Flamengo ? disse Filipe, inicialmente.
Questionado se houve uma conversa com o atacante ou se a diretoria interveio, Filipe Luís manteve sua posição, direcionando a questão para a esfera administrativa do clube.
? Repito, assunto do meu caso é totalmente encerrado. Prefiro não opinar sobre isso. É um assunto para o pessoal da diretoria, para você fazer diretamente para eles. Da minha parte técnica o que eu falei já está totalmente encerrado. ? concluiu o treinador.
Apesar do revés, o Rubro-Negro mantém a liderança do campeonato, acumulando 27 pontos em 13 partidas. No entanto, sua posição pode ser ameaçada caso o Cruzeiro consiga ao menos um empate com o Fluminense no Maracanã. O próximo compromisso do Flamengo será justamente contra o Fluminense, no domingo, às 19h30, no Maracanã, pela 15ª rodada, prometendo um clássico de alta voltagem.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros