- Flapress
- Análise Tática e Responsabilidade: Flamengo Derrotado na Libertadores
Análise Tática e Responsabilidade: Flamengo Derrotado na Libertadores
Por Redação Flapress em 10/04/2025 00:20
Derrota do Flamengo e a Análise Tática de Filipe Luís
O Flamengo sofreu uma derrota por 2 a 1 contra o Central Córdoba, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores 2025. A escolha inicial do técnico Filipe Luís de deixar no banco jogadores importantes como Wesley, Gerson e Pulgar, despertou debates acalorados entre os torcedores.
A decisão de Filipe Luís de não escalar determinados jogadores desde o início gerou discussões sobre a priorização de competições. No entanto, o treinador negou qualquer intenção de priorizar campeonatos e defendeu suas escolhas, justificando a escalação inicial.
Justificativas e Responsabilidade do Técnico
Filipe Luís explicou sua decisão: "A escolha dos jogadores que foram a campo foi porque acredito que eram os melhores para vencer a partida. Era um time muito sólido para vencer. Também um plano de jogo para enfrentar esse adversário. Claro que o Erick vem de uma sequência de intensidade muito alta. A intenção era quebrar essa sequência. O Gerson que vem de uma lesão também. Assim como o Wesley . O Varela vinha de uma ótima partida na Venezuela e acreditava que pela transição do adversário era a melhor escolha. Eu vou ser cobrado pelas minhas decisões e a responsabilidade é unicamente minha. Tomo as decisões com base no que eu sinto que é o melhor para a equipe. Futebol acontece isso, nem sempre a gente ganha e vão sempre falar dos jogadores que não estavam. Não é priorizar, a gente quer sempre ganhar. Se eu tivesse poupado os 11 jogadores como fiz ano passado e ganhado, ninguém teria falado nada. Virão as críticas pelas escolhas que eu tomei e críticas justas".
O técnico assumiu total responsabilidade pelo desempenho abaixo do esperado da equipe. Ele enfatizou que, se os jogadores não demonstraram a concentração ou preparo necessários, a falha foi sua por não criar as condições ideais.
O Jogo e a Ansiedade em Campo
Apesar do resultado adverso, Filipe Luís reconheceu um bom começo de jogo, mas apontou que a ânsia em marcar o primeiro gol levou a equipe a acelerar o ritmo de forma excessiva, abrindo brechas na defesa. Ele reiterou sua culpa por, supostamente, ter posicionado "muitos jogadores de ataque em posições que muitas vezes não eram as melhores com o sistema de jogo".
Retorno de Pedro e Próximos Desafios
Um ponto positivo da noite foi o retorno de Pedro aos gramados, após sete meses afastado devido a uma lesão no joelho. Filipe Luís expressou sua satisfação: "Muito feliz por tê-lo de volta, é um jogador super importante, e um diferencial para a gente. Espero que ele possa ter uma sequência de treinamentos, de minutos, para que ele possa voltar à forma ideal para conseguir jogar um jogo todo".
O Flamengo agora se prepara para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre, no próximo domingo, em partida válida pelo Brasileirão. A equipe soma quatro pontos em duas rodadas no campeonato nacional.

Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros