1. Flapress

Fla-Flu Decisivo Marcado por Tensão e Provocações

Por Redação Flapress em 13/03/2025 08:50

Clima Quente no Clássico Carioca

O recente clássico entre Flamengo e Fluminense, válido pela final do Campeonato Carioca, terminou com a vitória rubro-negra por 2 a 1, mas o resultado positivo foi ofuscado por cenas de tensão e discussões acaloradas. O confronto, que já vinha sendo disputado em alta voltagem, explodiu em confusão generalizada após o apito final, reacendendo o debate sobre os limites da rivalidade no futebol carioca.

Episódios como este não são novidade no cenário do futebol do Rio de Janeiro. Recentemente, confrontos entre os principais clubes têm extrapolado os limites do campo, com discussões e até agressões físicas entre jogadores e membros das comissões técnicas. A pergunta que fica é: até quando essa escalada de violência e desrespeito continuará a manchar o esporte?

Final Carioca: Vitória do Flamengo Ofuscada por Confusão e Provocações
Foto: ( Alexandre Loureiro/AGIF)

Provocações e o Limite da Rivalidade

Durante a partida, o clima já era tenso. Um bate-boca entre Luiz Araújo, do Flamengo , e o técnico do Fluminense, Mano Menezes, elevou a temperatura. O atacante flamenguista chegou a exibir uma tatuagem da taça da Copa do Brasil, conquistada no ano anterior, em clara provocação ao treinador tricolor.

Após o término do jogo, a situação se agravou. O zagueiro Freytes, do Fluminense, confrontou Luiz Araújo , dando início a uma confusão generalizada que envolveu diversos atletas de ambas as equipes. A atitude de Freytes resultou em sua expulsão, após análise do VAR, mesmo depois de já ter se dirigido ao vestiário.

Mano Menezes, por sua vez, não deixou barato e respondeu à provocação de Luiz Araújo em sua entrevista coletiva. O treinador, com um tom irônico, lembrou que possui três títulos da Copa do Brasil, insinuando que não precisaria exibir suas conquistas como o fez o atacante flamenguista. "Eu tenho três (Copas do Brasil), não mostrei, esqueci... Eu não fui atrás dele, entrei em campo, cumprimentei quem me dou bem no Flamengo , dei parabéns pela vitória. Com raras exceções, procuro reconhecer o que os outros fazem bem" disse Mano Menezes.

Relembrando Outros Episódios de Confusão

Este não foi o primeiro episódio de confronto generalizado envolvendo clubes cariocas. Em fevereiro, um clássico entre Botafogo e Flamengo já havia terminado em confusão, com agressões físicas e suspensões para os envolvidos. O zagueiro Alexander Barboza, do Botafogo, chegou a perder um dente após ser agredido pelo rubro-negro Cleiton.

Outro exemplo recente foi o clássico entre Flamengo e Vasco, durante a Taça Guanabara. Na ocasião, um lance de efeito de Wesley, do Flamengo , irritou Philippe Coutinho, do Vasco, gerando um princípio de confusão entre os jogadores. Wesley chegou a se desculpar pelo lance, caso o Vasco tivesse se sentido ofendido: "Sobre a confusão, não sou de desrespeitar. Todo mundo faz uma graça, sabe dar um passe de letra, e isso não é desrespeitar. Achei que era o momento de fazer aquilo e fiz. Sou fã do Coutinho, mas ele tem vários passes virando a cara também. Ele está bravo porque perdeu e veio descontar em mim. Não sou de confusão, desculpa se desrespeitei o Vasco".

O Futuro da Rivalidade Carioca

Os recorrentes episódios de tensão e confusão nos clássicos cariocas levantam sérias questões sobre o futuro da rivalidade no futebol do Rio de Janeiro. É preciso que jogadores, técnicos e dirigentes repensem suas atitudes e busquem um ambiente de maior respeito e fair play dentro e fora de campo. Afinal, o futebol é um esporte que deve promover a paixão e a alegria, não a violência e o ódio.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e os tribunais desportivos precisam atuar de forma rigorosa para punir os responsáveis por atos de violência e indisciplina, a fim de coibir a repetição de tais comportamentos. Além disso, é fundamental que os clubes invistam em programas de educação e conscientização para seus atletas, incentivando o respeito aos adversários e a promoção de valores positivos no esporte.

SIGA NO google news

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Recentes:
Larissa

Larissa

Nível:

Rank:

Comentado em 13/03/2025 10:30 E esse Luiz Araújo, hein? Tava mais alucinado que eu no carnaval! kkkk
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos