Aguarde estamos carregando o maior site especializado em Flamengo
  1. Flapress

Flamengo enfrenta desafio da altitude na Libertadores

Por Redação Flapress em 02/04/2024 04:10

A altitude, pedra no sapato do Flamengo

O Flamengo estreia na Libertadores contra o Millonarios, da Colômbia, enfrentando um fator que tem sido um obstáculo nos últimos anos: a altitude. Em locais acima de 2.000 metros, o clube carioca tem um histórico desfavorável, com sete derrotas, quatro vitórias e três empates em jogos oficiais.

A estreia na fase de grupos de 2023, contra o Aucas, no Equador, não trouxe boas lembranças. O Flamengo , então comandado por Vítor Pereira, sofreu a virada por 2 a 1 em Quito, a 2.850 metros acima do nível do mar.

O time estrelado montado desde 2019 também não melhorou o cenário. Em sete jogos na altitude desde então, o Flamengo teve quatro derrotas, um empate e duas vitórias.

Flamengo encara a altitude na Libertadores: logística e planejamento para o sucesso
Foto: (Gilvan de Sousa/CRF)

Logística e preparação para o desafio

O Flamengo se prepara para enfrentar a altitude com planejamento e logística diferenciados. O clube montou duas estratégias distintas para Bogotá e La Paz, onde enfrentará o Always Ready.

Na Colômbia, o elenco chegou na noite de domingo e fez um treino na segunda-feira para se adaptar à velocidade da bola. Em La Paz, a delegação chegará ao local do jogo apenas algumas horas antes do confronto para minimizar os efeitos da altitude.

O clube também contará com ambulâncias e cilindros de oxigênio à disposição para acompanhar o elenco desde a saída do avião até o retorno ao aeroporto.

Lições aprendidas e atenção aos detalhes

O Flamengo busca aprender com as derrotas passadas e melhorar seu desempenho na altitude. Diversos jogadores do atual elenco estiveram nessas partidas e sabem dos desafios.

O segundo tempo é onde o Flamengo mais sofre na altitude. Onze dos 14 gols sofridos desde 2019 aconteceram na etapa final.

A atenção para o "erro zero" também é fundamental. Diversos gols foram sofridos a partir de erros individuais ou de marcação.

A bola aérea é outra preocupação. No último triunfo na altitude, em 2021, contra a LDU, o Flamengo sofreu dois gols pelo alto. No entanto, Gabigol garantiu a vitória suada no fim de pênalti.

AVALIE ESTA NOTÍCIA

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos